quarta-feira, 4 de maio de 2011

À procura da China - dia T minus 31 - As pequenas diferenças culturais

Nihao!

Queres aprender um pouco mais sobre a cultura chinesa? Então chegaste ao sítio certo.
Decidi que a forma mais expedita de o fazer seria com uma lista sem qualquer tipo de ordem, acerca das estranhesas daquela cultura. Ora aqui vai o que já descobri:

1. Antigamente os chineses tinham o "mau" hábito de cuspir em todo o lado (se ainda o têm, só o poderei confirmar quando lá chegar)...e quando refiro todo o lado, isso inclui até o chão do hospital. Ora 1 bilião de chineses, um bilião de cuspidelas diárias. A coisa tomou tais proporções que o governo chinês teve que adoptar algumas medidas; uma delas foi a colocação de sinais "proibido cuspir" em muitos locais. Este sinal está quase ao mesmo nível de um sinal de trânsito que vi uma vez na Grã-Bretanha numa estrada como outra qualquer, a assinalar perigo de passagem de tanques de guerra!

2. Proibido fumar é coisa que os chineses simplesmente desconhecem...mesmo com sinais de proibido fumar, eles fumam na mesma (e tal como cuspir, é também em todo o lado, e isso inclui também o hospital). Aliás, o sinais de proibido fumar na China devem significar "Ai ai...não devias fumar que faz mal à tua saúde e à dos teus cinquenta mil vizinhos"

3. A China (e isto é que eu quero realmente descobrir se é verdade, pois não sai nada "cá para fora") é um país altamente avançado a quase todos os níveis. A ver...se eles não falarem inglês, não acredito. ;) Eu mesmo admito que quando penso num chinês, imagino logo classe operária média/baixa, estereótipo esse que fica ainda mais vincado sempre que entro num restaurante chinês ou numa loja dos "300". :D Mas essa linha de pensamento já vai mudando um pouco, dado que temos dezenas e dezenas de turistas chineses a "invadirem" o nosso país; são ao que parece os novos ricos nascidos de uma economia que até há pouco tempo crescia à razão de 10% ao ano!!! Taoismos à parte, e ainda no mundo da economia, se a China é Yin, Portugal é concerteza o Yang, com a sua economia a descer provavelmente na mesma proporção, à data a que escrevo este texto. Mas dias melhores virão. :)

4. A escrita romanizada do chinês chama-se pinyin. Os chineses não a entendem. :) É só mesmo para nos ajudar a perceber como se pronunciam os rabiscos. :)

5. Feng Shui diz-se em chinoquês (chinês traduzido para tuga): fanguechuei (continuo a preferir fenguechui)

6. Existem umas 10 línguas na China, sendo o Mandarim a que domina o território. Mas o que impressiona é que muitas das línguas minoritárias ultrapassam largamente a população de Portugal inteiro!! Algumas mais que França ou Alemanha!! :)

7. Na China, se ofereceres ajuda a um teu conhecido numa tarefa qualquer, escusas de esperar por agradecimentos. Aliás, não recebes um "obrigado" nem quando ofereces um presente, nem quando safas algum conhecido teu no trabalho, nada! :)
Culturalmente o agradecimento está implícito. Só se agradece ou recebe agradecimento quando a outra parte é pouco conhecida. Agradecer é aliás uma forma de te "distanciares" da pessoa. Estranho! :)

Bem, por agora não tenho assim mais nada para dizer.
Até ao meu próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário