terça-feira, 3 de maio de 2011

À procura da China - dia T minus 31.5

Dia 3/5.
Hoje foi dia de consulta no médico da medicina tropical. Com uma sorte a que pouco estou habituado, telefonei no dia anterior para fazer a marcação e lá consegui agendar para hoje. E digo sorte porque pensava que me iriam chutar para dia 31 de Maio, já que os meus companhêros marcaram muito antes que eu e só conseguiram para a última semana desse mês. Lá me safei. Mas a sorte não durou muito. Cheguei à consulta por voltas das 14:30 e só fui atendido quase uma hora depois. Durante a consulta ainda a médica recebeu visita de uma das suas colegas e esteve na conversa durante mais de 5 minutos. Disse-lhe com todo o respeito que a consulta já estava algo atrasada, ao que me disse - com uma altivez que me meteu nojo - que eu estava enganado, pois a consulta só estava marcada para as 15:00 e eu entrara às 15:16 (atraso perfeitamente aceitável pelos seus parâmetros). Após a consulta, a médica disse-me para me dirigir directamente à zona de vacinação; eu já esfregava as mãos de contente. Iria sair dali já praticamente "preparado" para a viagem. Mas lá começou outro suplício...esperei que a enfermeira terminasse de explicar a um paciente como é que se devia auto-injectar...mais vinte minutos ali perdidos e um desejo imenso de ver aquele paciente a estrebuchar após injectar acidentalmente uma bolha de ar nas veias.
- "Febre Tifóide?" - disse a enfermeira ainda a despedir-se do paciente anterior - "E sabe quanto custa?"
- "Sim, sei. (Não tenho lá grande alternativa, pensei eu)"
- "E já pagou?"
- "Mas a médica disse-me para vir para aqui directamente..."
- "Tem que ir primeiro ao guichet pagar!"
Vinte minutos à espera sem fazer nada e já podia ter despachado o pagamento. Lá fui para o guichet, e já com um "pó" àquela médica velha...
Cheguei ao guichet, mais outra surpresa. Não era a mesma pessoa que estava a atender quando ali entrei:
- "Eu sou nova aqui, e não estou a conseguir processar..."
Eu é que já não estava conseguir processar mais nada na minha cabeça. Foram à vontande mais dez a quinze minutos a acenar com o cartão multibanco. Mas lá fiz o pagamento...50 euros por uma vacina!!!! Durante a consulta médica era quase certo que ía levar com a febre tifóide e a profiláxia da malária, mas rezava para não precisar da encefalite japonesa, uma vacina que custava a módica quantia de 100 euros!!!.

Assim que fiz o pagamento, mais uma espera...a única funcionária de serviço estava prestar enfermagem a um velho, medindo-lhe a tensão. AAAARRRGGGHHH!!!!!
Enquanto esperava, aproveitei para pedir à assistente (que já só se desfazia em desculpas) para me confirmar afinal a que horas é que estava marcada a consulta que eu fizera. Suspeitava que a velha da médica me tivesse dado "tanga" para se safar.
- "14:30, Sr. Luís"
CABRA!!

Lá fui tomar a vacina.
- "Qual é a duração da vacina? Um ano?" - perguntei eu.
- "3 anos. É cara, por isso tem que durar mais".
Nisto entra a médica!
Os meu olhos já pareciam adagas...enchi o peito...e fui-me embora. Até para o ano!!

Sem comentários:

Enviar um comentário