segunda-feira, 2 de maio de 2011

À procura da China - dia T minus 32

Os nossos preparativos de viagem eram para ter começado há duas semanas atrás, num restaurante chinês (lugar mais apropriado era impossível). Mas no restaurante o que melhor ficou preparado foi sem dúvida o bucho de cada um, atestado como não podia deixar de ser com Tsin tao's). Estávamos demasiado concentrados no manusear dos pauzinhos chineses, cuja técnica já havia sido algo esquecida (falo por mim obviamente, já que os meus companheiros de viagem pareciam comer com pauzinhos como se os usassem diariamente, quais nativos; só faltavam mesmo os olhos em bico). O jantar no chinês seria pois o meu segundo jantar da noite, mas era impossível eu recusar tal convite, e cá entre nós, há sempre espaço no bucho para mais um "clépe", bem regado com molho de soja, e rodeado por peças de sushi, camarão e linguiça assada (uma fusão luso-chino-japonesa portanto). Aproveitei a ocasião para me desenferrujar na arte de comer com pauzinhos e para desafio supremo escolhi a sobremesa...mousse! Desafio superado. :)

Passaram-se dias e eis que finalmente lá comprámos as viagens. A princípio a dúvida era muita, mas acabou-se por escolher um percurso com início na cidade de Pequim, e terminando a viagem (aliás, começando a viagem de regresso a Lisboa) em Hong Kong.
De início perguntei-me a mim mesmo se seria uma boa jogada, já que a viagem ficou 200 euros mais cara (de 650 iniciais passou para 854 euróis). Fui então consultar a distância entre as duas cidades: mais de 2000 km!!! Tá bem que uma viagem de comboio ficava por 80 dólares, mas eram 24 horas de viagem entre esses dois pontos (muito bem jogado, companhêros! :) )

Foi aí que realmente percebi que estivera a usar a ordem de grandeza errada para me orientar na geografia chinesa. Larguei o quilómetros e adoptei uma nova métrica: o "Portugal". De Pequim a HongKong são portanto 3 Portugales. Sempre que olhava para a China no Google Maps parecia que tudo ficava mais perto do que era na realidade, mas agora já não me engano. China é grande...muuuuito grande mesmo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário