quarta-feira, 25 de março de 2009

A procura do Vietnam - dia 4 (24/3/09)

Partimos de Saigao em direccao ao Camboja, viagem essa que durou qualquer coisa como doze horas (ate' Siem Reap). Durante a viagem, o guia do autocarro de vez em quando la dava ares da sua graca, e ao menos, livrava-nos momentaneamente do suplicio que era ouvir a televisao a transmitir Karaoke Cambojeano.
Na fronteira, entre Vietnam e Camboja perdemos algum tempo com os tramites legais. Foi entao que nos deparamos com uma visao 'aterradora': o bebado de Saigao estava no autocarro que seguia 'a frente do nosso...e o pior e que ja parecia estar sobrio. Mas a nossa discricao evitou o 'pior'. :)
Para mal dos nossos pecados, ambos os autocarros pararam no mesmo local a hora de almoco!!
Saimos todos, mas dado que o calor estava dificil de suportar, regressamos ao seu interior.

Chegamos a Phnom Phen. Aqui, as pessoas tambem sao muito simpaticas e afaveis. Ficamos pouco tempo, pois o proximo autocarro de transferencia iria levar-nos a Siem Reap, local de um dos meu pontos de interesse favoritos: Angkor Wat.

Trocamos de autocarro...e de guia...desta vez o Speedy Gonzales dos oradores de autocarro...
Durante a viagem vimos muitos bufalos.
O tempo abateu sobre nos (e falo nisto literalmente), quando a chuva comecou a cair violentamente sobre o tejadilho do autocarro...e no seu interior!! :D

Felizmente que a chegada a Siem Reap, o tempo estava quente, aberto, e com umas fenomenais tempestades de relampago que podiamos assisitir, ja que nos encontravamos a distancia segura (muitos kms).

Phom Phem e bem mais pequena que Ho Chi Minh, mas e mais organizada e mais 'cosmopolita'.Aqui quase todos os carros sao Toyotas (muito carros de gama alta, incluindo jipes). As motas ainda proliferam, mas ja nao tem nem metade da expressao que tinham em Ho Chi Minh (provavelmente a capital mundial da mota).
Nao tivemos problemas em arranjar hotel, o qual foi magnificamente negociado pelo nosso amigo Paulo. O nosso hotel e novo e muito confortavel. Aproveitamos para lavar a roupa. :)
As ruas estao povoadas de tascos os quais seriam o nosso local de eleicao para repastos cambojanos. Ja tinhamos alojamento e alimentacao. So faltava transporte e programa que foram prontamente assegurados pelos nossos tuk tuk drivers Sinh e Sami (o primeiro viria a mostrar-se um negociante impossivel de convencer). :)

1 comentário:

  1. Olá amigo,

    Um grande bem haja pelos teus relatos, sinto-os como se estivesse aí.

    Bêjos,

    Margarida
    (Vou já ler o outro de seguida ...)

    ResponderEliminar