sábado, 28 de março de 2009

A procura do Vietname - dia 8 (28/03/09)

Demos inicio 'a viagem em direccao a Ha Long Bay, de minibus. Durante o percurso, vimos uma mota a transportar um bufalo!! (mesmo na traseira da mota; nao havia qualquer reboque).
A aproximacao 'a Ha Long Bay foi espectacular, pois ao longe avistavam-se ja' as silhuetas em tons cinza, dos pinaculos que se erguiam bem alto na planicie.

Dentro do minibus, haviam pessoas de diferentes paises (Espanha, Tailandia, Franca, Reino Unido, Estados Unidos, ...).

As embarcacoes sao um espectaculo, parecendo-se muito com as antigas sampana asiaticas. Havia por cada quarto uma casa de banho, e ate tinha agua quente. Infelizmente nao tinha o ar condicionado que nos tinha sido prometido (ele estava la', mas nao funcionava); apenas tinha uma ventoinha, mas esta serviu 'as mil maravilhas. O barco, ao contrario daquilo que eu (e toda a gente) esperava, nao tinha daquelas bonitas velas em leque.

Almocamos dentro do barco. O repasto era composto por lulas e peixe (e os ja' famosos spring rolls). 'A mesa, falamos com um casal composto por um frances e uma tailandesa (ambos na casa dos trinta e seis). Ficamos a saber muito sobre a cultura daqueles paises.

A paisagem era lindissima. Haviam imensos barcos parecidos com o nosso a navegarem 'calmamente' por entre os pinaculos (de vez em quando as sampanas pareciam autenticos carrinhos de choque, e cheguei ate a ver a madeira das amuras a estalar; os chefes dos barcos tambem nao eram la muito comunicativos entre eles, o que nao facilitava muito as manobras).

As aguias-pesqueiras proliferavam pela costa e pelas ilhas, e cheguei a ver uma a capturar um peixe.

'A tarde, confraternizamos com os espanhois, com uma australiana, e com os britanicos. Tudo gente bem disposta.

Paramos para visitar as grutas. Eram fenomenais. Tinham galerias gigantes, e numa delas, havia um feixe de luz lindissimo, e diziam quem por baixo dele iria para o ceu (nao sei se eu me safava :) ).

Os meus companheiros, com toda a sua experiencia de viagem, nao se deixaram impressionar pela imponencia das galerias, referindo outras ainda mais bonitas noutros pontos do mundo. Nesse momento, deixei-me atrasar um bocadinho de proposito para poder disfrutar um pouco mais daquele ambiente. Se de facto existirem outras grutas mais espectaculares, entao estou a ve-las pela ordem certa, comecando primeiro pelas menos bonitas. :)

Fomos andar de kaiaque pelas ilhas (algumas tinham pequenas grutas, mas nao chegamos a la ir, pois o nivel da mare tambem nao o permitiu). No regresso, os animos exaltaram-se, quando soubemos que o capitao queria que lhe compensassem o dano causado por uma espanhola ter perdido uma das pagaia. Nem ela nem ninguem fazia ideia que as pagaias nao flutuavam se caissem inadvertidamente dentro de agua (e so' por esse facto deviam ser especiais vietnamitas, provavelmente feitas de chumbo :) ). Com a nossa recusa em pagar, o capitao lancou um saco para dentro dum bote mais pequeno, e que alegadamente continha o passaporte da espanhola. Saltei 'a agua em perseguicao do bote, mas nao consegui alcanca-lo. Voltamos para o barco e toda a gente ja' so' queria fazer uma coisa: atirar o capitao borda fora (o qual foi literalmente ameacado disso). Depois de nos acalmarmos, fomos todos jantar. Desta vez, fiquei isolado do meu grupo, na mesa dos espanhois. Foi divertido. Muita coisa se falou 'a mesa, sobre sitios de Espanha onde estiveramos, e sitios de Portugal onde os espanhois estiveram. 'A noite, toda a gente estava no conves superior, falando alegremente de experiencias vividas. Foi muito fixe. Tudo isto a poder de ceveja Halida, Coca-Cola e milho frito.

P.S.: A noite estava linda, com uma Lua em Quarto Crescente, alaranjada, por cima de uma das ilhas.
P.P.S.: As cervejas vietnamitas sao fixes (Hanoi, Saigon, Tiger, ...)