domingo, 29 de março de 2009

A procura do Vietnam - dia 9 (29/03/09)

Fizemos o regresso para a costa de Ha Long Bay, passando primeiro pela ilha do hotel, onde os turistas ficavam alojados - caso preferissem a estadia em terra, em vez do mar - e onde se podia visitar o parque natural. Ai, entraram mais pessoas: mais britanicas, duas isrealitas e surpresa das surpresas, uma moça do Porto. So' percebemos a sua nacionalidade depois dela me ter interpelado pelo facto de eu ter falado em portugues para um dos compadres de viagem.
Ficamos a saber mais coisas interessantes sobre os paises que eles visitaram (ela e o seu namorado britanico estavam a fazer uma volta ao mundo e ja' estavam no quarto mes, duma viagem de cinco). Foi muito fixe. Eles 'colaram-se' a um grupo maior de viajantes desde ha' duas semanas, e que tambem ali estavam no barco. Fomos almocar ja' em terra, e desta vez tivemos a companhia das duas bonitas isrealitas. Dado que elas tinham muitas restricoes alimentares por causa da religiao, tiveram que pedir comida vegetariana (praticamente so' comem peixe fora do seu pais; e nada de lulas ou camaroes). Ficamos a saber muito sobre a vida de uma jovem de Israel (por exemplo, tem que obrigatoriamente fazer tres anos de servico militar a partir dos dezoito anos. Uma delas deu instrucao de tiro de metralhadoras e espingardas de precisao; a outra deu instrucao de conducao de tanques de guerra!!).
'A tarde, um dos meus companheiros foi reclamar do servico prestado no barco, e exigiu ter em mao todos os bilhetes de transporte que ainda estavam pendentes de entrega. Fomos entao para o comboio. Todos comeram sandes ou arroz com vegetais. Eu alinhei sozinho em mais um tipico prato vietnamita: como nao tinham pho-ga', pedi pho-bo. A comida dos vietnamitas e' tambem composta por noodles fritos, muito parecida com a comida chinesa. :)
Na estacao, vimos as primeiras mulheres com trajes tipicos do norte (de cores garridas).
Apanhamos o comboio, e tratamos que meter a cabine a nosso gosto: como o ar condicionado nao parava, desaparafusamos parte da sua tampa, e entalamos um saco de plastico para orientar o ar fresco noutro sentido. Foi a primeira vez que durmi num comboio. Foi bue' fixe. :)

P.S.: A Marisa viu uma vietnamita que nao teve pachorra para esperar por uma sanita, e urinou mesmo ali no chao do WC, segundo percebi. :)