quinta-feira, 26 de março de 2009

A procura do Vietnam - dia 6 (26/3/09)

Hoje farei o relato da viagem ate a aldeia no lago tonle sap.

Esta aldeia e' curiosa em todos os aspectos.
A comecar pela sua localizacao: o lago tonle sap.
Outra curiosidade prende-se com a populacao em si: metade dela e' composta por vietnamitas (relembro que estamos no Camboja).
Depois de 20 minutos de viagem numa estrada pouco amistosa, chegamos finalmente ao riacho que nos levaria a aldeia de tonle sap.

O riacho emanava uma 'fragrancia' caracteristica de lodo, lixo, e peixe podre, tudo isto servido a temperaturas na ordem dos 30 graus, num caldo castanho claro que mais parecia que iriamos navegar numa "meia de leite".

Embarcamos...

A aproximacao a aldeia fazia-se lentamente, serpenteando o afluente. A propulsao da nossa piroga era feita recorrendo a um motor de bombeamento de agua, pelo que a progressao no leito do rio era algo penosa (para o barco, bem entendido, nao para nos).

Cruzavamo-nos ora por outras embarcacoes transportando turistas, ora por locais que faziam as suas vidas nas margens do rio, pescando shark cat fish, e caracois de rio.

Deparamo-nos com sinaletica estranha, a qual fazia alertas a perigo de encalhe na copa das arvores (???), colocada no poste a uns bons dez metros de altura.

Quando chegamos 'a aldeia ficamos maravilhados com a capacidade de engenho daquele povo. Escolas, mini-mercado, igreja, pocilgas, salao de jogos com duas mesas de snooker, restaurante, criacao de peixes e de crocodilos, tudo isto sobre estacas e no meio do lago.

Largamo-nos 'as fotos como se nao houvesse amanha!

Algumas criancas vageavam por aquelas bandas em seus barcos, quais miudos da cidade que 'roubam' o carro do pai ao fim de semana para 'darem uma volta'. :)

Confesso que quando la fui 'a aldeia nem me apercebi que estava num lago, dado que nao via as margens do mesmo, e havia uma ondulacao em tudo semelhante ao nosso Rio Tejo.

Paramos para ver a crocodile farm (tambem no meio do lago). Era bastante pequena, bem como os seus crocodilos.
Impressionante foi a alimentacao da cultura de shark cat fish. Eram dezenas de peixes confinados num espaco exiguo. Quando lhes atiraram racao, o chapinhar era caotico e violento, ao ponto de fazer saltar agua para fora.

No regresso, fizemos questao de passar novamente pelo meio da aldeia, seguindo-se novo frenesim fotografico.

Chegámos ao nosso ponto de partida com aquela sensacao de que tinhamos acabado de ver um local maravilhoso, e que cada minuto perdido naquele local fora um minuto bem gasto.

Depois disso, foi seguir de tuk tuk ate ao aeroporto para voltarmos ao nosso Vietnam, num voo para Hanoi que arrancou ANTES da hora prevista - algo a meu ver, inedito - e que durou pouco mais de hora e meia. Curtissmo para os nossos actuais padroes de viagem. :)

A saida conversamos com um brasileiro e uma australiana, e no minibus falamos com um americano e duas britanicas, tudo gente com gana de viagens e muito bem disposta.

Sao 2:18 am. Vou-me deitar... ate logo.

1 comentário:

  1. Ah, agora entendi o que o Paulo disse no Rituais!

    E fotos? Não dá para colocar aqui nada?

    Bêjos

    ResponderEliminar