segunda-feira, 30 de março de 2009

A procura do Vietnam - dia 10 (30/3/09)

Chegamo cedissimo a Sa Pa (por volta das 6:30), apos viagem de cerca de uma hora no minibus desde LaoCai. Faziamo-nos acompanhar por um casal de alemaes e varias japonesas. Ficamos alojados no hotel Queen, sitio muito confortavel por seis dolares por cada quarto de duas pessoas(subiamos era uns sete lances de escadas por fora do edificio para la chegarmos). Foi uma estadia impecavel. Lavamos e estendemos mais roupa, mas nao a conseguimos secar completamente por causa da humidade e das baixas temperaturas (max de 16 graus, min de 11). Fomos dar uma volta pela terra. Cruzamo-nos por varias pessoas que jogavam peteca nas ruas (uma pequeno disco com uma cauda feita de penas eu que era chutado para o ar de jogador em jogador). Subimos a rua principal. Espalhadas pelas bermas, varias nativas bordavam os tecidos, e faziam os proprios fios para bordar. Noutras barraquinhas haviam espetadas de carne (outra coisa tipica, pois ha' em todo o lado), espetadas de castanhas, batata doce assada, e ovos cozidos dos mais variados tipos.

Alugamos umas motas por quatro dolares ao dia (a gasolina e' super barata 1L = 12000 dongs = 0,53 euros), e andamos a percorrer as estradas das regioes circundantes. Mesmo os mais inexperientes em andar de mota, rapidamente apanharam o jeito. As motas eram automaticas. Podiamos arrancar em qualquer mudanca (ate um maximo de quatro), desde que a mota tivesse forca para isso. Para meter ou tirar mudancas havia um pedal respectivo, sem ser preciso "puxar a embraiagem", ate porque nao existia. Como eram motas leves, manobravam-se muito bem. Um dos meus companheiros de viagem tinha os joelhos quase a baterem nos cotovelos, pois as motas eram pequenas demais, para ele.

As estradas davam luta, alternando entre o alcatrao apodrecido e a terra semi-batida, por onde ja tinham passado demasiadas motas, camionetas e chuvas inclementes. Mas desenganem-se! Nunca me diverti tanto a conduzir uma mota como ate ali! :)

Fomos ter a umas cascatas, mas como estavam a pedir uma exorbitancia para as ver (0,50 euros), nao fomos. :)
De regresso pela mesma estrada fomos barrados por um guindaste movel que ocupava ambas as faixas. Depois de alguns minutos, la' veio um trolha para desviar umas pedras que faziam de contra-peso. (os viets levam muuuito tempo para se mexerem, excepto quando e' para comer) Tivemos assim espaco suficiente para passar as motas. So' que mais 'a frente, fomos forcados a nova paragem. Desta vez, era uma maquina de terraplanagem de estradas trabalhando a todo o vapor. :)
Esperamos um bocado, ate nos darem ordem para avancar (isto aqui no Vietnam e' muito 'a frente...circulamos na propria estrada que esta' a ser feit no momento! :) ).

O nevoeiro por esta altura era uma constante, e agora abatera-se um pouco mais. Deslocamo-nos em direccao 'as minorias etnicas. As motas trabalhavam que era uma maravilha, e entramos 'a grande pelos riachos e zonas bastante pedregosas chegando mesmo a sacar cavalos, enquanto transpunhamos os calhaus. Ao mesmo tempo, tinha uma nativa a correr e a saltitar ao meu lado e eu nao percebia porque. So depois me explicaram que fizeramos parte do percurso pedestre, de mota (estava explicada a violencia daquele trilho :) ), e que passaramos pela tribo dela sem que ela e as suas amigas tivessem tido oportunidade para negociarem algum do seu artesanato (sempre mais bonito que o da tribo vizinha, ora bem! :) ). Confraternizamos com aquela gente divertida (de duas ou três tribos distintas, das quais se destacam as Muong, e as Dzao, quase todas elas com um ou dois dentinhos de ouro. :D ) , sempre com promessas de que lhes comprariamos qualquer coisa a uma delas.

Vimos os cursos de agua dos talhoes cultivados com arroz; os porcos passeavam livremente pelas aldeias. Vimos muito patos e bufalos (cheguei a tocar num deles, e ao contrario do que pensava, os bufalos nao cheiram mal). Tiraram-se imensas fotos impecaveis, e 'a hora de almoco, paramos numa casa comunitaria para comermos uns noodles fritos de porco e cogumelos, que estavam mesmo 'a maneira (tudo acompanhado ja' pela nossa bia Tiger de meio litro).
Durante o almoco negociamos o artesanato. Eu nao me sai la muito bem, ao passo que os meus companheiros (com toda a sua experiencia de negociacao em Marrocos) compravam tudo a menos de metade do preco. Enquanto em pagava 100.000 dongs (4,5 euros), eles, pelo mesmo preco, negociavam duas pecas. Tudo muito caro, como ja' devem ter percebido.

as nativas entravam agora em modo de cruzeiro, chegando mesmo a oferecerem pulseiras de tecido (eu tambem recebi uma, provavelmente por terem pena de eu ter sido 'roubado' daquela maneira. Mas um dos meus compadres que tem muito jeito para as palavras, disse-me para nao ficar aborrecido, pois o dinheiro seria empregue para o bem e prosperidade da regiao. :)

Avancamos ainda mais um bocado a pe', pelas aldeias adentro., sempre acompanhados de nativas de todas as idades, repetindo incessantemente "buy someting fom me', 'you buy fom her, but you no buy fom me. Me you friend!', 'me cheapeeerr'.
As mais velhas nunca foram 'a escola, e todo o ingles que sabiam, provinha dos turistas que por ali passavam e ouviam falar. Voltamos para tras ate 'as motas e pusemo-nos a caminho de outras regioes. ainda passamos varias vezes sobre o rio Vermelho (?), e vislumbramos os camponeses no fundo do vale a tratarem dos campos de arroz. Apanhamos alguma chuva no caminho, e o nevoeiro por esta altura estava ja' bastante cerrado, pelo que redobramos a nossa atencao para eventuais bufalos que surgissem no meio da estrada (o que veio de facto a acontecer, dando de caras com alguns dos maiores que ja' tinhamos visto ate entao. Regressamos a casa e fomos devolver as motas. 'A noite a chuva ficou cada vez mais forte, e raramente abrandava, fazendo-se acompanhar de relampagos que ate faziam estremecer a casa. Adormecemos...

1 comentário:

  1. Podes demorar a actualizar, mas vale a pena a espera!

    Volto a dizer que tens futuro Goes!

    Bêjos,

    Margarida

    PS Arrajar-se-à alguma pulseirinha para esta tua fã?

    ResponderEliminar