terça-feira, 7 de abril de 2009

A procura do Vietnam - dia 18 (7/4/09)

Apanhamos o barco para Cantho, 'as oito da manha.
Foi uma viagem muito fixe, apesar de ter chegado com os ouvidos a zumbirem depois de quatro horas de 'concerto' dos motores do barco (e os motores das xatas apesar de serem muito menos potentes, fazem um cagacal identico, se nao for pior!).
Passamos por baixo duma ponte em construcao (com os carros de avanco nas extremidades inacabadas).
Na viagem, cruzamo-nos com muito barcos grandes. Eram 'as dezenas. Alguns empurravam tabuleiros carregados de areia (quase a afundarem), talvez para a construcao da ponte. (Nota: Os barcos tem uns "olhos"...deve ser tradicao).
Haviam barcos parcialmene submersos, do peso da areia transportada. Por vezes tambem apanhavamos muito contentores flutuantes, e o nosso barco fazia grandes curvas e contra-curvas constantes para se desviar dos obstaculos (a grande velocidade).
Vimos folhas enormes a sairem da agua, parecidas com as dos coqueiros.
Chegamos 'a povoacao...logo à saída havia uma pequena jaula com uma jibóia lá dentro...nem de propósito...para almoco comi uma bela duma cobra. Mas tive que comer numa mesa ao lado para nao ferir susceptibilidades dum dos companheiros de viagem que nao gosta de cobras nem com molho de tomate. :) Era saborosa! Tinha um misto de textura entre uma lula e carne de porco, mas menos aborrachada. O sabor mais próximo que consigo imaginar seria o da carne frita em óleo que fora recentemente usado para fritar peixe. :D
Haviam tambem sapos e ratos 'a disposicao.
Fomos ao mercado. La', comprei um saco de Jack fruit. De sabor doce, e textura aborrachada, aquilo comia-se bastante bem. Um dos companheiros de viagem ficou fa daquele fruto. :)
Para alem da fruta, haviam muitas outras coisas, tais como ovos de todas as qualidades e feitios (haviam sacos que pareciam ter ovos de ra).

'A tarde fomos andar de xata pelos canais. A nossa barqueira (a Ahn) era muito simpatica. Fez-nos umas flores em folha de coqueiro-de-agua, e disse que essa arvore dava uns cocos tambem muito bons. As folhas dessa arvore tambem servem para forrar os telhados das casas.
Pelos canais, passamos rente 'as casas de muitos locais, onde aproveitavam para tomar o banho das cinco da tarde. :)
Houve um que decidiu cumprimentar-nos com um "middle finger" ao bom estilo vietnamita, o qual foi prontamente respondido na mesma moeda por um dos nossos companheiros de viagem (não fossemos nós um povo latino, que não se fica só por olhar). Quem nos ensinou o gesto (que é diferente do europeu) foi a nossa amiga australiana, numa das suas sessões de intercâmbio cultural (que coisa maravilhosa).
Deixem-me que vos diga que por esta altura, até eu já me acocorava como os viets para lavar os dentes, nas breves paragens que fazíamos durante as viagens de autocarro, onde normalmente se comia qualquer coisa ou alivia-se a bexiga. :) O grupo já estava perfeitamente integrado! :D


Para satisfazer a curiosidade da populaça, tirei fotos ao gesto "tradicional" europeu, e o gesto vietnamita para comparação.


Um dos locais chegou mesmo a fotografar-nos com o seu telemovel topo de gama (ha muitos por aqui).
Vimos mangas, Mận (maçã de água), papaias, Jack fruit, fruta-pao, cocos, bananas).



Mận (maçã de água) (foto de cortesia)

Visitamos tambem uma fish-farm, com peixes pequenos a ameacarem entrarem em frenesim, 'a minima perturbacao da superficie das aguas (indicando comida).
Havia um caminho pedestre ao longo de parte dos canais. Experimentamos navegar uma xata (com os remos a moverem-se ao contrario). E' preciso alguma pratica. :)
No regresso, paramos na bomba de gasolina aquatica para abastecer com tres garrafas de agua de 1.5L com com conteudo em gasolina. a Ahn ofereceu umas mangas a um dos funcionarios. Fomos entao a caminho do cais (ja era final da tarde). As margens estavam banhadas de luz pelos barcos e pelo mercado. Chegada em grande. :)



Nota: Os viets reaproveitam muita coisa. O papel promocional de um doce que compramos, tem num lado a inscricao do doce, e do outro, aquilo que parece ser as instrucoes de colocacao dum tinteiro de impressora.

1 comentário:

  1. Cobra, Góes!?! Imagino o filme!

    Bêjos,

    Margarida

    PS: Para quando o resto?

    ResponderEliminar