quarta-feira, 1 de abril de 2009

A procura do Vietnam - dia 12 (1/4/09)

Novamente em Hanoi. O tempo está muito nublado. Às cinco da manhã não se vê vivalma, e toda aquela confusão de motas e pessoas durante o dia fora trocada por uma calma que eu acharia impossível de obter num sítio daqueles, qualquer que fosse a hora.
Entretanto, começaram a ser preparadas as carnes para serem vendidas e confeccionadas durante o dia. Porcos inteiros apresentavam-se completamente esventrados ao longo do passeio, sendo que as cabeças dos respectivos ocupavam um lugar especial...no alcatrão da estrada. Tudo isto seguindo as mais rigorosas regras de higiene da região (ou seja, nenhumas). Os ossos eram rachados a poder de catana, sendo provavelmente aproveitados para fazer caldo. Finalmente consegui ver como é que aqueciam as panelas com comida. Dois pequenos cilindros feitos de uma matéria parecida com carvão, cheios de buracos, e que depois de ateados, ficavam incandescentes na base, ficando duma tonalidade terracota, à medida que iam sendo consumidos. Dois cilindros eram metidos dentro duma espécie de bidon com uma ventilação na base, sendo que o que ficava por baixo já estava ateado, consumindo depois o que estava por cima. Os buracos ajudavam a irradiar o calor desde a base até ao topo, algo que seria complicado se os cilindros fossem maciços (se calhar nem queimariam tão bem).


"cilindros de carvão" (fotos de cortesia)

Metemo-nos na camioneta para Ninh Binh. Antes de arrancar, ainda houve tempo para meter uma mota no tejadilho. Uma estrangeira que entrou no autocarro (todo ele muito castico; aqui todos os autocarros tem umas cortinas 'a maneira, que os locais ate usam para limpar as maos, sendo portanto, muito praticas) dissera que pagou 50000 dongs. Nos pagamos 80000 cada. Fomos aldrabados mais uma vez. :)
Chegamos a Ninh Binh (o Ha Long terrestre) ao inicio da tarde.Ainda deu tempo para andar de barco por entre os campos de arroz e macicos rochosos Passamos por tres grutas, sendo que a primeira era a maior com 127 metros de comprimento. As outras duas tinham menos de metade do tamanho. A paisagem era brutal e deu para ver alguma fauna. Garcas (coo'), cabras (tze'), guarda-rios (djime), imensos patos (vit), e imensas posturas de ovos de caracois de rio (oc) cor-de-rosa. Jantamos em mais um tasco.Provei Chao Ga', que e' arroz trinca com galinha. Estava bom. Para refrescar vei uma fanta com dois calhaus de gelo que quase nao cabiam no copo. :)

1 comentário:

  1. Amigo, a esta hora já deves ter chegado, mas eu só agora comecei a ler estes teu relato da parte final da viagem, já opino "melhor", por agora, apenas digo que as vossas tripas devem ser das boas ;o)

    ResponderEliminar