quarta-feira, 8 de abril de 2009

A procura do Vietnam - dia 19 (8/4/09)

De manhã, fomos aos mercados flutuantes. Até chegarmos a um local de paragem, andámos à padeirada com outros barcos. Comemos fruta (ananás e uma espécie de toranja: a moei) e um Chao Long muito bom. Fomos por entre canais muito bonitos. Deu tempo inclusivé para parámos num campo de arroz. Aí confirmei que as posturas cor-de-rosa que tinham visto em Ninh Binh eram de facto de caracóis de rio. A Ahn (nossa barqueira) chegou inclusivé a descalçar-se e a ir pra dentro do pequeno canal de irrigação para trazer um caracol. Ela já em terra, também nos deu a conhecer umas limas muito pequenas que eles têm, e que usam para condimentar o phó. Depois fez-nos uns brinquedos de folha de coco (flores, um grilo, e um moinho). Explicou-nos que havia um coco-de-água, e que era "vely goot". Vimos os campos de arroz prontos para a apanha.
Saímos então dos canais, e entrámos no afluente principal do mekong.
Fizemos parada de emergência para ida à vê sinh (WC). Eu fiquei no barco. A Ahn entretanto comprou umas canas-de-açucar, cortou a casca a uma delas com a sua katana toda ela em ferro, cabo e tudo, e deu-me um bocado para mascar. Estava impecável.
Depois de mascar um bocado de cana, ela puxou da sua cafeteira de plastico e foi para terra. Desta vez, trouxe a cafeteira cheia de gelo com sumo de cana, e tb deu-me um bocado para provar. Muito bom!!
O resto do grupo (já mais aliviado e com qualquer coisa para comer) regressara entretanto à xata, reportando terem assistidos a uns sapos esfolados que ainda se mexiam numa das bancas de venda.
À tarde, despedimo-nos daquela terra e partimos de barco até Anh Binh e Vin Long. Havia muita construção nas margens (muitas casas com tijolo). Dragas terrestres trabalhavam a todo o vapor e com uma precisão incrivel. Haviam armazens de arroz a abarrotarem, alguns de portas abertas a transbordarem do precioso cereal, sendo que junto a essas casas, haviam também uma zona para embalar o arroz afim de ser transportado com passadeiras até ao porão das embarcações que por lá paravam. (Nota: os viets não têm marcas de arroz, mas sim tipos. Algumas lojas tinham mais de dez tipos de arroz. Estes eram distintos por região do Vietnam; tinham colorações e tamanho diferentes).
Quando chegámos ao nosso local de pernoita, já era final da tarde. Era uma quinta com bungalows; haviam ananazes, bananas, e mangas plantadas em vários sítio. Ainda deu para ir até à povoação mais próxima, a pé. Foram cerca de dois quilometros para chegar até Phú.



(foto de cortesia)
Pelo caminho deparámo-nos com umas aranhas gigantes ( do tamanho de uma mão), que construiam as suas teias entre os fios dos postes telefónicos. E eram logo às cinco ou seis duma só vez, todas ordeiramente espalhadas, aguardando paciente por um snack. :)




(foto de cortesia)
(Nota: em Myson, também vimos estas aranhas, as quais faziam um túnel de teia na base de cada árvore. Haviam bastantes).


Após a curta caminhada, chegámos à povoação, com pessoas muito simpáticas e sempre contentes por verem um turista nas redondezas (uma coisa que notei é que os vietnamitas são pessoas muito prestáveis, tentam ajudar de alguma forma, sem q esperem necessariamente por uma compensação).
A aldeola tinha um rio que a atravessava; barcos parados na margem descarregavam cilindros de carvão para cozinhar.
Atravessámos uma ponte e fomos até à outra margem. Havia uma escola de karaté para os miúdos, onde a algazarra era grande. :)
Voltámos para trás, sem antes pararmos num café onde infelizmente não tinham cerveja (a cerveja vietnamita é boa; mas não é algo que se beba muito por aquelas bandas. De vez em quando lá víamos um viet mais alegre, mas era coisa muito rara. Os viets preferem outras bebidas tais como café gelado, sumo de cana gelado ou chá em saquinhos de plástico com uma palinha)
A noite estava quente. Dentro do hotel, dormimos com mosquiteiros puxados para baixo, já que cada cama tinha um.

2 comentários:

  1. Sapos esfolados! Meu Deus, aquela gente come de tudo...

    ResponderEliminar
  2. Recomendo o sapo grelhado que é muito bom. :)
    Depois temos morcego e rato, mas esses terão que ficar para outras idas ao Vietnam.

    ResponderEliminar