sábado, 11 de abril de 2009

À procura do Vietnam - dia 22 (11/4/09)

Estamos no aeroporto de Seoul. Ainda agora deixámos solo vietnamita há umas seis horas, e já tenho saudades do país. :(
Este aeroporto não deixa de me espantar pela sua grandiosidade e beleza.
Com algumas horas disponíveis, fomos logo às áreas de intercâmbio cultural, para ver se fazíamos um pequeno armário de madeira em miniatura, que tínhamos visto da última vez que lá estiveramos. "Isso foi o mês passado", foi a resposta que a sul-coreana deu, num inglês perfeito. Estava vestida a rigor e era linda de morrer. Aquela frase ficou a tilintar-me na cabeça. Já tinha passado quase um mês. Fizemos outro trabalho e utilizámos uma técnica artesã coreana chamada Hanji. Consiste em usar papel de arroz que é muito maleável, e poroso. Não fica manchado da cola, e desfaz-se facilmente quando ensopado, pelo que dava para fazer uns efeitos engrançados nuns pratos de cartão que nos deram.
No final, pedi à rapariga para inscrever o meu nome em coreano no meu trabalho artístico.

Assistimos a uma mostra de música coreana, vestimos mais uma vez os hanboks (fatos tradicionais), estranhámos novamente as bolas que eram usadas no pogurak (dança/jogo aristocrático), jogámos o "tuho" (lançar umas setas para dentro dum pote). Fomos até um ciber-espaço gratuito, onde actualizámos os nossos sites e blogs. Lá no aeroporto era tudo caríssimo, e as lojas chegavam por vezes a ter mais funcionários que clientes (uns seis ou sete), sempre super atenciosos para qualquer dúvida que alguem tivesse sobre um equipamento. E bastava apenas lançar um olhar para virem logo a correr ter conosco. Ao contrário daquilo que eu esperava, os equipamentos electrónicos na Coreia do Sul (e também no Vietnam), não tinham preços muito distantes daqueles praticados na Europa, pelo que o grupo conteve-se. :)

Na viagem de regresso, enfardámos imensa comido coreana: binbimbap, sopa de algas, bolos de arroz. Tudo intercalado com sumos de laranja, águas, cervejas, e toalhetes refrescantes (outros vinham a escaldar). :)

A chegada a Londres fez-se sem qualquer incidente. Dormimos nos bancos do aeroporto à espera do vôo que nos levaria a Lisboa. Ainda tive para comprar um baralho de cartas na loja de conveniência, já que teríamos que esperar treze horas pelo vôo seguinte, mas decidi-me antes por um folhado de carne de galinha com cogumelos, e um sumo de laranja.

Ao pé de nós estavam pessoas de várias nacionalidades. Uma mulher vestida de burka instalava-se comodamente num dos bancos, juntamente com o seu marido, e dois filhos.

Adormeci, aguardando pela hora do check-in que seria às quatro da manhã do dia seguinte (Domingo)...

Sem comentários:

Enviar um comentário